Visitantes...

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Língua Gestual Portuguesa

Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica.
Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e organização próprios. Assim sendo, a LGP possui características que fazem dela uma língua e não uma linguagem.

Como qualquer língua oral, a LGP possui variantes dentro do seu próprio país (idioma), alterando, relativamente, de região para região.

Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados.


Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças consideráveis entre si.

Além disso, os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando precisam de comunicar com as outras pessoas que utilizam uma língua diferente.

Por isso, cada país terá a sua própria língua gestual.

E, sendo também esta uma língua utilizada no nosso país, não achas que cada um de nós deveria saber comunicar com aqueles que não conhecem outra língua que não seja a gestual?



Dá VOZ à tua opinião...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE) , sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).

Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.

Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados:

Nome:

Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?

Se sim, qual?

Sexo:

A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado uma Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.

Desde já agradeço sua atenção.

Arnoldo Benkenstein