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terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Contactando com a realidade das escolas...

No dia 29 de Novembro de 2007, das 9h às 10h, o nosso grupo deslocou-se à Escola 2,3 de Amarante para entrevistar a professora Cristina Franco Fernandes, especializada no ensino especial para surdos, com o objectivo de nos esclarecer algumas questões acerca da educação para surdos.
  1. Acha que o Ensino Especial em Portugal tem as condições necessárias para proporcionar aos deficientes auditivos a educação que necessitam?

    R.:
    Não, porque como os alunos com essa deficiência estão integrados em turmas, maioritariamente, constituídas por alunos ouvintes, não têm uma integração “normal” entre os seus colegas pois não se sentem à-vontade pela falta de meios de comunicação logo, as escolas, devido ao reduzido número de alunos surdos não possuem todos os professores necessários para lhes dar uma boa educação.
    Contudo, acho que o Ensino Especial poderá vir a melhorar pois está a concentrar-se numa escola em Penafiel os alunos com esta deficiência. Deste modo, estes poderão ter um melhor acompanhamento tanto na educação como na integração na comunidade escolar.

  2. Que condições deve ter uma escola para proporcionar a um aluno surdo um ensino adequado?

    R.:
    Um aluno surdo precisa de 4 professores: um formador em L.G.P. (Língua Gestual Portuguesa) que tem que ser surdo; um intérprete de L.G.P., que tem que ser ouvinte e que é mais necessário para surdos profundos; um professor especializado e um terapeuta da fala.
    Aqui na escola temos dois alunos no 8º ano surdos, mas que oralizam, e um aluno no 9º ano que é surdo profundo e não oraliza. Havia mais dois alunos mas foram transferidos para o pólo educativo de Penafiel.
    Devido ao reduzido número de alunos surdos este ano tivemos que optar por um intérprete de L.G.P. ou por um formador de L.G.P.. Optamos por um intérprte porque este pode ajudar os três alunos e porque o aluno do 9º ano precisa de um intérprete visto que não consegue falar.

  3. Que dificuldades sente uma pessoa surda ao integrar-se na comunidade escolar?

    R.:
    Visto que exitem poucos alunos surdos nesta escola, a integração destes alunos na comunidade escolar torna-se mais difícil pela falta de meios de comunicação, porque nem os alunos surdos conseguem comunicar com os outros alunos , nem estes conseguem comunicar com os alunos surdos.
    A maior parte das vezes os alunos surdos acabam por se isolar, o que pode prejudicar a sua evolução na vida escolar por se sentirem “diferentes”. Deste modo, está a concentrar-se em Penafiel os alunos surdos das escolas da região, para que haja uma maior adapatação destes alunos na escola e um melhor acompanhamento das suas dificuldades no ensino.

  4. A L.G.P. é uma língua oficial no nosso país?

    R.:
    Penso que sim.

  5. Qual a sua opinião acerca da implantação nas escolas de uma disciplina que nos ensine a comunicar com L.G.?

    R.:
    Na minha opinião, seria muito gratificante para a integração dos alunos surdos numa escola onde os alunos são maioritariamente ouvintes.

1 comentário:

Jr. Benkenstein disse...

Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE)


Meu nome é Arnoldo Benkesntein.
Sou Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e participo do grupo de pesquisa Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE), sob a orientação de Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) e Prof. Dra. Liliana Passerino (UFRGS).

Na atual fase do projeto, após a análise de blogs de familiares de autistas, estamos mapeando blogs que abordam assuntos relativos à deficiência auditiva. Devido à qualidade da informação observada no seu blog, incluímo-lo na nossa lista de sites pertinentes para o mapeamento.

Visando o melhor entendimento de como blogs como o seu podem efetivamente promover a inclusão social de PNEs, gostaria de solicitar-lhe o fornecimento de alguns dados que devem ser enviados para o e-mail sandramontardo@feevale.br:


Nome:

Você é portador de alguma necessidade especial relativa à deficiência auditiva?

Se sim, qual?

Sexo:

A simples resposta desses itens é muito importante para o sucesso de nossa pesquisa. A seguir, será enviado um Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da nossa amostra.

Desde já agradeço sua atenção.

Arnoldo Benkenstein.